- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

sábado, 22 de agosto de 2009

Na faculdade

Certa vez durante a graduação, uma professora soltou a seguinte máxima em plena sala de aula: “temos que fazer trabalhos científicos que exaltem a Enfermagem!”

Naquele momento, eu que desejava ser uma pesquisadora acadêmica, vi meus olhos brilharem. “É mesmo, vou usar meu trabalho para exaltar minha profissão!”

12 anos depois vejo tão claramente a besteira que escutei naquele dia.

Não foi fácil pensar como penso hoje. Seria muito mais fácil simplesmente ficar discutindo com outras profissões o que é meu, o que é seu e o que é nosso., mas isto não é correto. O corpo é da mulher, o parto é da família, o nascimento é do bebê. Nada ali é meu senão os sentimentos e o aprendizado.

Vendo ainda hoje, profissionais muito mais velhos de casa do que eu, discutindo o que é de quem, procedimentos, quem ganha mais, quem sabe mais, percebo o quão longe estamos da obstetrícia cientifica, humana e ideal.

Não importa quem faz o bem: o importante é que alguém faça. Este modelo no qual vivemos não supre esta necessidade. É a obstetrícia baseada no “Eu faço assim”, onde a mulher não tem voz, o bebe não é respeitado e o pai, ignorado.

Apesar da humanização comer pelas beiradas, cresceu por ser independente. Um modelo tradicional não vinga se não for autossustentável. O parto natural é. Os recursos que utiliza são paciência, sutileza, coragem, firmeza... Características humanas. De nada servem bisturis, soros e fios sem um coração de verdade batendo por trás.

Esse negócio de “procedimento”, “risco”, tinha tudo para ser verdade se fosse sempre sincero. O problema é que não é a verdade. A insistente fala sobre insegurança no parto domiciliar ou natural hospitalar traduz nada mais que uma insegurança pessoal e acadêmica. É melhor fazer o que aprendi do que o que não conheço. Mas se fechar para o novo é lamentável.

Torço para que os profissionais amadureçam logo e unam-se para combater a desumanização e a mortalidade materno infantil. Que possam construir juntos um novo sistema, maduro, altruísta e sóbrio.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Parto natural, Parto vaginal, Parto Domiciliar e Cesárea

Muitos ainda crêem que a única diferença entre parto normal e cesárea é que um corta embaixo e o outro corta em cima. Entre o parto hospitalar e o parto domiciliar, que a diferença é o lugar. E que parto normal ou vaginal é o mesmo que parto natural.

Está tudo errado.

Todos os bebês nascem. Nem sempre é como se deseja, nem sempre é como deveria ser. O fato é que todos os bebês nascem com ou sem a ajuda da tecnologia. Esta veio para ajudar aqueles raros casos que naturalmente, haveria algum dano.

Enfim, com médico, sem médico ou apesar do médico, todos os bebês nascem. Mas a ajuda é quase sempre bem vinda.

Vamos começar a colocar os pingos nos is.

Parto normal é como se chama tradicionalmente o parto vaginal, hospitalar, geralmente com muitas intervenções. Quando escutamos dizerem “parto anormal”, é deste parto que estão falando. Não há como ser a favor dele. As pessoas que o praticam, o fazem porque não conhecem outra forma e um bebê nascendo é sempre algo emocionante. Isso meio que apaga as dores das mãe. Alías, não é raro que elas se bastem pelo fato do filho ter sobrevivido, tamanho medo socialmente imposto.

Ora, entregar um bebê vivo á mãe é o mínimo que se deve fazer... Estar vivo não é luxo.

Parto domiciliar não se difere do parto tradicional hospitalar somente pelo local onde acontece. A segurança também não é discrepante, mas comprovadamente a mesma. Ou seja, não são as tecnologias invasivas e desnecessárias que tornam os partos seguros, mas que estragam muitas vezes partos que aconteceriam sem problemas, naturalmente.

Só estando dentro de maternidades, mas com o olhar de fora, para perceber o quão absurda é dizer que domiciliar é mais perigoso e fazer parecer que é tudo a mesma coisa, só muda a segurança que é “maior” no hospital.

Em casa, é imensurável a liberdade. Não acontece nada que a mulher não queira. Ali ela pode fazer coisas inaceitáveis num ambiente formal como um hospital, adotará as posições que sua natureza ordenar, sem quem diga que é ridículo, emitirá os sons que seu corpo pedir... Não terá infusões, cortes, apertos, críticas, ordens, normas... Isso aumenta muito as chances das coisas acontecerem. Vocês não imaginam o quanto!...

O parto domiciliar e o parto tradicional hospitalar são completamente adversos. Não é possível ter no hospital o que se tem em casa.

A cesárea é – ou deveria ser - uma cirurgia criada para ser um procedimento médico de emergência. Abrir um abdome jamais será uma coisa simples como a propaganda faz parecer ser. Fazer cesárea é comum, mas não é normal. Há danos físicos, uma cicatriz eterna, mas a cicatriz não é só na barriga: é a marca de que o processo foi impedido, falhou. Isto é muito sério para ser deixado de lado, só porquê mãe e filho estão vivos. Estas informações precisam ser divulgadas ás mulheres para que não permitam se submeter a isto.

Todas estas formas de colocar filhos no mundo certamente têm algum motivo para acontecer. Que cada um aprenda com o que já aconteceu, mas que faça diferente da próxima vez. Que não mine as gestantes que querem o parto que não lhe foi possível, ou que, como profissional, não pode dar. E que cada mulher encontre seu melhor caminho para ser a melhor mãe.

Eles já me visitaram