- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

domingo, 16 de maio de 2010

Deixar de Criticar Cesárea é a Solução?

Realmente algumas mulheres precisam de cesárea e não quase todas que eu conheço.

Não posso deixar de falar dos malefícios da cirurgia cesariana, só porque 10%, no máximo, de todas as mulheres podem de fato precisar.

Se hoje existe uma campanha pela desmoralização da cesárea desnecessária, ela fez por onde para merecer.

Ninguém perderia seu tempo falando mal de cesariana se ela, na prática estivesse fazendo simplesmente seu papel que é reconhecidamente sagrado: salvar vidas.

O problema é que a cesárea quando desnecessária ou mal indicada pode matar mais, adoecer mais e lesar mais do que a integridade física. Isso não é menos importante só porque ninguém liga para mais nada senão para seus preconceitos ultrapassados.

Vivemos em um tempo onde os conceitos não têm qualquer independência, apenas se adaptam ao que nos convém desde que sejam ditos de maneira adequada (tipo a melô do acomodado “O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído...”).

Então a mulher que desejar muito um parto natural e por ventura passar por uma cesárea, necessária ou não, terá que viver sua dor, “exorcizá-la”, para depois renascer ainda mais forte. A dor desta mulher é dela e o máximo que podemos fazer, depois que já aconteceu, é apoiá-la se ela quiser. Mas de fato, toda dor é grande e solitária.

Não é correto fingir que a cesárea desnecessária não é uma grande catástrofe para a saúde materno-infantil e para toda a sociedade.

Na verdade, é a deturpação da necessidade desta cirurgia que devia estar em cheque, não as criticas a ela.

A mulher que não viveu plenamente esse momento biológico e espiritual que é o parto tem o direito de saber a verdade, de criticar consciente o acontecimento, de despertar. Ela e seu filho sobreviveram, mas ela perdeu algo que lhe é muito importante e isto precisa ser respeitado.

O tempo trará conforto, mas só a verdade curará a ferida.

Então pro favor, não diga que isso não é importante e não peça para não dizerem que está tudo bem. A cesárea desnecessária merece a critica que a ela é feita, mas concordo que o parto natural deva ser muito mais exaltado do que ela.

Lutamos pela humanização do nascimento, mas sabemos que as vezes as coisas não são como planejamos. E para estas pessoas, temos que nos doar mais ainda como profissionais... Sendo meio terapeuta, sendo meio psicólogo, sendo totalmente amigo.

4 comentários:

Cafofo da Fran disse...

Oi Lindaaaa
cm sempre amei seu texto e concordo contigo a cesaria desnecessaria pode trazer malefícios sim!!!
Bjokass e bom domingooo

Claudia Halley disse...

Adorei seu texto! Temos que continuar dizendo a verdade;

...Família Colorida... disse...

Hey Dydy querida, sou a Maíra do blog "O filho que eu quero ter", estou vindo aqui divulgar meu blog novo, que terá como tema as famílias homoafetivas: http://nossafamiliacolorida.blogspot.com

Faz uma visitinha depois!

Beijos!

Rê, Renatinha, Renata Lúcia, Rezinha, Renascida disse...

Que lindo, Dydy! to virando sua fazona, vc coloca em palavras o que a gente sente de verdade! Parabéns pela luz nas letras e no coração.
Grande abraço
Renata Deprá
mãe da Dandara (cesárea)
mãe do Théo (PD)

Eles já me visitaram