- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

sábado, 18 de outubro de 2008

Partos Agressivos

Seria irônico se não fosse trágico, quando alguém quer contestar minha paixão pelo parto natural dizendo que dói ou que é muito agressivo...

Primeiro tenho que dizer que em partos tradicionais as mulheres passam sim por procedimentos altamente invasivos, como episiotomia ou cirurgia cesariana e não entendem como posso achar o parto a melhor coisa do mundo.... Comparado com o tradicional, o tipo de parto que escolhi e pelo qual luto é uma benção.

Qualquer um que tenha assistido a uma cesárea se dá conta de que aquilo não é nada natural, mesmo que já tenha sidi banalizada.

Sabemos que as vezes é necessária e, se fosse usada com o propósito de salvar vidas, jamais estaríamos aqui discutindo esse assunto. Mas como a verdade é bem outra, questionar é uma obrigação.

Esses dias numa palestra sobre parto natural, um rapaz ironizou quando eu disse que o parto natural doía, mas não causava sofrimento. Sei que é difícil para a maior parte das pessoas compreender isso. Aliás, pouca gente questiona esses clichês sociais. É só parar pra pensar: é obvio que não é a mesma coisa.

Mas eu compreendo que os partos que ele assistiu foram os tradicionais, com procedimentos altamente intervencionistas e, assim, sua conclusão é tendenciosa, parcial. O que não entendo é porque insistiu em contestar a minha experiência, que ele nunca viu nem viveu.

Eu pensaria duas vezes para escolher entre um parto tradicional e uma cesárea para mim.
É porque os partos hospitalares normalmente não tem nada a ver com partos naturais. A começar pelo local que nem de longe lembra uma casa, um ninho a que todos os mamíferos recorrem para parir.

Como poderia não doer?... São tantas luzes, barulhos, regras, ordens, medos, procedimentos, jalecos, aparelhos, exposição, gente e mais gente... Tem que doer!

Mas num nascimento humanizado não há esse tipo de estresse. Então há este desconforto durante as contrações, mas ele vem e vai com elas.

A cesárea dá uma falsa sensação de segurança, pois há no mínimo 3 médicos à sua disposição (obstetra, auxiliar e pediatra), 1 enfermeira, 1 auxiliar e 1 instrumentador, aparelhos de monitorização com seus sons tecnológicos, instrumentos metálicos...O que não se divulga é que todo este aparato serve para minimizar os riscos peculiares a uma cirurgia de grande porte.
O risco está lá pra todo mundo ver, mas ninguém olha.

O parto domiciliar é hoje equivocadamente visto como perigoso, confundido com
uma assistência negligente, o que é um absurdo porque o profissional acompanha integralmente o trabalho de parto, o que dificilmente ocorre em partos hospitalares.

Então para começar a entender o parto natural, esqueça tudo o que sabe sobre ele. É mais fácil partir deste ponto e se informar para então poder ver a verdade.
Esta surpreendente boa nova do nascimento.

Nenhum comentário:

Eles já me visitaram