- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

sábado, 28 de março de 2009

Parto: Um ato "médico"

Eu, como você,b achei que já escutado de tudo na vida.
É obvio que era de se esperar que alguns profissionais usassem mentalmente este argumento para justificar algumas praticas que já nasceram obsoletas como a episiotomia e o kristeller, mas ainda tão praticadas atualmente.
Mas eu juro que acreditava que isso fosse ser guardado internamente como um devaneio inofensivo. No entanto, creiam: isto não ficou somente na cabeça de alguém.

Nascer e parir são um ato médico. A vida, enfim, é um ato médico. Previsível, limitado, técnico.

Tudo bem que uma sociedade tecnocrática endeuse remédios e aqueles que os indicam. Mas ainda que exames laboratoriais sejam vistos como fundamentais e o toque ultrapassado, diagnosticar o nascimento humano como um ato profissional já é demais.

O argumento principal é a segurança dos “pacientes”, mãe e bebê. Mas infelizmente a defesa dele é tão parcial e pouco cientifica que chego a desconfiar de corporativismo. Os “colegas” e o território estão acima até das pessoas.

Seria ridículo se não fosse trágico.

O nascimento não depende de profissional para acontecer. Até as leigas cuidaram melhor do parto do que se faz hoje. O bom assistente de parto é primeiramente um excelente observador e requer imensurável sabedoria para saber quando intervir e quando não intervir. Na dúvida, deixe a natureza fazer seu trabalho de sucesso milenar e as chances de dar certo aumentam drasticamente.

Muito poucas mulheres precisam biologicamente de tecnologia para ter filhos. Cirurgias não podem ser encaradas com tanta simplicidade. Cortes vaginais, apertos na barriga e fórceps doem, machucam e ferem além das camadas de pele.
Mas simplesmente quem faz não consegue ver...

Parto não é um ato nem é médico.
O parto continuará existindo quando não existirem sequer mais profissionais.
Com esta mentalidade não é como evoluir na obstetrícia. Enquanto a mulher não for vista como a senhora de seu parto e o nascimento um momento único e decisivo para o ser que chega, jamais teremos segurança no parto. Jamais teremos paz.

2 comentários:

Carla Beatriz disse...

Parir é um ato fisiológico e essencialmente feminino. ;-)

Beijos

moya disse...

PArabéns pela sua conduta e pelo seu blogue!Continue assim!
beijos, de Lisboa,
moya

Eles já me visitaram