- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Assistir cesáreas


Definitivamente, esta não era uma notícia que eu gostaria de dar e uma situação que eu escolha viver.

Por outro lado, compreendemos que mesmo que não exista indicação clínica, existem limites pessoais, de mulheres que sonharam verdadeiramente com esse papel biológico de parir.

E aí, nos resta compreender e concordar com os limites, que são pessoais, mas que desde que tomados conscientemente, têm, de alguma forma, seu valor.

Não podemos dizer que uma cesárea assim é tão desnecessária quanto uma cesariana marcada as 39 semanas devido a circular de cordão.

As vezes, precisamos ver as situações de maneira particular e compreender que as cesarianas, principalmente nas sociedades modernas, têm sua importância que na prática, não é salvar necessariamente vidas.

Além da cliente, existe as razoes que motivam os profissionais a fazer isto. Não estou falando de qualquer profissional, mas daquele que sonha junto, que vai fundo, que quer parir aquele bebê com a mulher.
Este é meu caso.

Apesar de confiar na mulher, de reviver meus próprios partos com elas, eu só sei até onde eu posso ir, mas não posso querer que as outras tenham um limite tão distante quanto o meu.

E mesmo assim, eu as admiro por conseguirem remar por tanto tempo contra a maré de pressão, medo e responsabilização.

Sei que estes bebês têm mães que pensaram o tempo inteiro em seu bem estar e que, apesar desta cultura opressora, deram a eles o que de melhor tinham a oferecer: o cuidado.

Hoje falo sob uma perspectiva pessoal, todo emocional oscila e eu posso não ter a mesma opinião diante de outra cliente.

Mas o que posso dizer agora é que nós fomos até onde podíamos ir.

Nenhum comentário:

Eles já me visitaram