- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sobreviver é tudo?

O parto humano é um dos maiores exercícios de paciência e até de tolerância que podemos ter na vida.

Arrumar desculpa para operar uma mulher grávida que só quer um parto normal, é muito fácil. Afinal as pessoas confiam muito nos profissionais e não vão discutir esta necessidade, ainda mais em partos tradicionais que são muito sofridos.

Mas explicar a necessidade de uma cesárea a uma mulher consciente e informada, que deseja de verdade um parto natural, é um desafio. Porque infelizmente, existem situações onde ate mesmo a nossa vilã, cesárea, é necessária.

A primeira talvez ainda não conheça seu poder e por isso agradecerá pela cirurgia que, cientificamente, dificilmente terá lhe salvado de fato a vida e a de seu filho como gostaríamos de acreditar.

A segunda terá seu luto por ter sido privada de algo tão importante. Um triste ritual que faz parte de sua busca e de seu auto-conhecimento. É uma dor solitária, porem que podemos ajudar a cicatrizar. Sempre compreendendo que esta cicatrização será mais demorada do que a cicatrização da cirurgia.

Lidar com ambas as situações é complicado demais para os profissionais quem possuem estes valores. E também temos que encontrar nossas respostas, nos curar de nossos lutos.

Não ficamos felizes ao indicar uma cesárea ou uma remoção de um parto que seria domiciliar. Mas isto não se sobrepõe às complicações que podemos “prever”.

Ao contrário do que dizem os membros da matrix obstétrica, infelizmente ainda indicamos mais cesáreas do que as diretrizes cientificas orientam. Porque não somos de ferro. Já seria alguma coisa não indicar cesariana por comodidade ou falsos argumentos, mas isso também não basta.
Deve existir uma razão muito, muito forte para tirar o parto de uma mulher.

Com o tempo, vamos nos aperfeiçoando e “pegando o feeling”, mas jamais acharemos que está tudo bem só porque todos sobreviveram.
Sobrevivência é o mínimo que podemos dar a uma mulher em trabalho de parto e seu filho. Não é o melhor, é o básico.

2 comentários:

Maíra disse...

É, Dydy, cada vez eu vejo mais como é fácil enfiar uma cesárea goela abaixo de uma mulher que não se informou, que não quis ir atrás da verdade. Vejo isso todos os dias no meu estágio. A grande maioria das mulheres que vi serem levadas para uma cesárea foram dando graças a Deus por isso! Já vi mulher tendo parto natural pois não deu tempo de fazer anestesia, e acabou morrendo de ressentimento, com raiva mesmo, alegando que negaram a anestesia a ela, que a obrigaram a ter um parto natural... vixe, já vi de tudo nesse meu estágio, acredite. Qualquer hora seria legal a gente conversar sobre isso, sabe?

Bjos, querida.

bbzsinlove disse...

Está td invertido mesmo, e o pior é que nós, que queremos o natural, que acreditamos no corpo feminino e no poder que ele carrega é que somos tachadas de erradas, de loucas...

E parto é muito mais do que simplesmente parto, parir tem muito do viver, do sentir, de sexo...

Bjos!

Sempre passo por aqui, mas nem sempre comento!

Eles já me visitaram