- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Eu quero um parto normal!

Texto adaptado
Tenho achado muito estranho mulheres que nao ligam pro parto ou que escolhem uma cesárea simplesmente... A humanidade têm criado ótimas e perigosas tecnologias para melhorar ou expor a riscos a vida da mulher, faze-la sentir menos dor (privando-a de sentir a feminilidade) e vêm um movimento na contramão que deseja combater uma das mais belas coisas da natureza. Artificialmente. Tenho medo delas.

Pelo que vi e ouvi, elas parecem querer que todas as mulheres sejam submetidas a cesáreas por escolha ou por indicaçao. Não acho justo. A justificativa que elas têm é que muitos médicos desejam conduzir todas as mulheres a fazer Partos normais cheios de intervenções ou enganando-as com esse argumento... Por questões acima de tudo de saúde.

E aí, por causa disso, elas querem obrigar todo mundo a fazer cesarea? Eu não concordo, sinto-me desrespeitada. Eu sinceramente não entendo qual é a diferença. Nao serei mais mãe ou menos mãe por causa do parto, mas talvez seja mais mulher. Nao amarei mais ou amarei menos o meu filho por causa do parto, mas talvez ame mais a mim mesma.

Pior ainda, é que algumas vezes tenho a sensação de que existe um discurso meio implícito que diz que se eu escolhi PN, foi porque sofri influência dos meios de comunicação, de modismo... Fica parecendo que eu não tive capacidade de escolher sozinha, por mim mesma, meu caminho... Isso me incomoda.

Sou uma mulher inteligente, bem resolvida, e quero um parto. Ponto. Qual é o grande crime? Eu não tenho uma situação financeira tão confortável, não tenho carro do ano. Só me seduz a idéia de ser surpreendida por contrações no meio da madrugada, mas não de acordar vizinhos para me levarem ao hospital.

Por isso escolhi em casa. Nao quero depender de transito e dos outros, preocupada com o meu filhinho já amado, que nesse momento estará se encaixando na minha pelve delicadamente. Em casa, vou dando a ele tempo de se ajeitar e se preparar para nao ter nenhum problema e eu me sentindo segura por saber que "tudo está bem" de verdade, pela emoção de entrar em trabalho de parto e nao saber o que vai acontecer depois...

Que qualidade posso esperar ao pegar um médico do meu convênio? Alguns profissionais acompanham pré-natal e perto do parto inventam uma complicação ou no momento que a criança resolve nascer, não é seu plantão e nada pode fazer por mim. Ele pode estar descansando, atendendo no consultório, no aniversario da mulher, operando miomas agendados e nao vai poder abrir mao disso tudo para me dar o luxo de parir.

Por isso, escolhi um que vá ficar comigo o tempo todo, uma parteira experiente. Agora, suponhamos que eu realmente aceite passar por esse parto hospitalar tradicional ou a cirurgia cesariana. Vão me internar, raspar meus pêlos, fazer lavagem, colocar um soro que vai me doer muito mais do que vinha doendo até então, vou ficar sozinha, num lugar estranho, vou ter que fazer força, ninguém vai poder me ajudar (mas provavelmente riticar), ficarei com as pernas para cima e com a minha intimidade exposta para um grupo de desconhecidos, vão me abrir um enorme corte "lá embaixo", me fazendo passar por todo esse sofrimento.

Não digam que isso é lenda porque a gente sabe que é assim. Ou então podem fazer cesárea dizendo que tem mecônio no líquido com risco de infeccionar o pulmão ou que seu cordao umbilical o está enforcando, tirando-o de mim "na técnica", colocando-o numa encubadoura longe, bem longe do meu seio cheio de leite com o belo argumento de que era pro nosso bem...

Terei em casa abertura suficiente e tenho mto mais garantias de ter meu filho com saude. Se eu o perder, jamais vai me consolar o fato de ter feito uma cesarea ou de estar num hospital...

Também pode acontecer de eu cismar andar, cantar, comer, acocorar e nesse caso e nao quero estar num lugar em que as pessoas achem isso ridiculo... Se eu preferisse parir nesse lugar com tantas superbacteriassendo necessario esterelizar tudo a todo momento, aí sim eu seria maluca.

Ficaria desolada se acabasse em qualquer desses PNs que vejo por aí ou numa cesárea sem necessidade. O Hospital tem seus méritos e sua importância, mas somente nos casos onde existem tantas coisas dando errado na gravidez da parturiente para ela precise deum exagero de tecnologia para ficar viva. Ao contrário, com gestantes de baixo risco, tal tecnologia nao so expoe o binomio mae-filho a riscos, como tambem efetivamente compromete a saude fisica e mental de ambos.

Mas socialmente ela nao será culpada por isso, ja que é cultuada socialmente. Por isso, meninas da "Cesárea Consciente" nao dá para compreender. Até gostaria de entender melhor, mas não consigo. E eu tento.

Então, temos um sentimento legítimo: Nós (humanistas) temos um sonho", como já dizia Martin Luther King. Nosso sonho é que todas as mulheres possam COMPREENDER o melhor para si mesmas. Só que o melhor é diferente do menor... Assim, não queremos dizer que o melhor para nós têm que ser o melhor para você. Apenas argumentamos que muita coisa pode ser mudada para novas ideias e ideais para que as pessoas possam fazer suas escolhas.

ASS: Uma mulher que prefere um PN sem certezas e sem garantias (como tudo na vida) e não acha justo ser obrigada ou enganada para ser levada a uma "cesárea natural"... E que gostaria que vocês refletissem nisso! (Autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Eles já me visitaram