- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Te convencer a não fazer Cesárea...

Tive 2 PDs com enfermeira obstetra, o ultimo há 8 meses e foi lindo. Ja vi cesáreas, ja vi partos normais tradicionais, partos normais "humanizados" hospitalares e ja vi os meus. Não tem comparação. São duas coisas distintas.

Eu sou suspeita pois acredito que o Parto natural é uma das melhores coisas que Deus deu às mulheres! O parto me transformou. De menina Moleca, me tornei mãe, mulher. Isso teria demorado a acontecer no meu caso se o parto tivesse sido insípido, pequeno. Não poderia aqui convencê-los que cesarea não deveria ser uma opção. Ninguém vai ao médico para tirar o apêndice saudavel so porque todo mundo na família tem apendicite. Entao por quê operar mulheres saudáveis para tirar o bebê?

A cesárea deveria ser uma decisão medica séria, ética, consciente e responsável, porque é perigosa, expõe a mãe e bebê a inúmeros riscos que não existem no Parto normal. Nao é porque é culturalmente aceita, que os riscos diminuem...

A cesárea eletiva rouba, com ou sem seu consentimento, um momento importante de sua vida: ver e fazer seu filho nascer. Muitos não acham isso importante, mas é. Sinceramente não me conformo...

A vida tem que ser vivida intensamente e com ética: paixões, decepções, tristezas, alegrias e tudo relacionado a filhos. Mas respeito quem não se interessa. Amamento prolongadamente, alimento adequadamente (somos vegetarianos), penso e repenso a educação, estudo as melhores atitudes (e ainda erro muito) e o parto faz parte disso, tenho certeza. Foi caro para as minhas condições, mas o que tive em troca foi imenso. Sai ate barato! O respeito que é dado num parto humanizado, onde VOCE é o centro, você pede, você manda, você é cuidada e especial.

No hospital, a mulher é número, é transação financeira, é "Maezinha", ou "a doente" da mesa de cirurgia. A vida deveria ser mais que isso.

Gosto de ser dona de mim. Não entregaria meu corpo á tutela de alguém que estudou mais do que eu.... (no meu caso, isso nem seria adequado dizer, porque estudei a minha vida inteira). Mas a sabedoria femina está em todas nós. As pessoas entregam suas almas a um hospital onde ninguem os conhece e acham que pode fazer melhor que eu o que nasci para fazer?

Parir não é médico: é biológico! Me despersonalizar, ficar passiva e obedecendo ordens... Que isso! Infelizmente, em poucas ou em muitas palavras, eu não poderia fazer você mudarem de opinião.

Da mesma forma, não conseguirei lhes mostrar a sutileza da diferença entre PN e cesarea. A parte prática: riscos e ciência, todo mundo já sabe. Posso falar por horas, mas não são as palavras, são as sensações. Nao posso fazê-lo entender o quanto o parto de verdade transforma uma mulher, a prepara para cuidar do bebê, a sensibiliza, a deixa mais forte. Nada do que eu falar pode lhes fazer acreditar.

Mas se você soubesse o que eu sinto... tendo sido capaz de colocar meus filhos no mundo, parido as pessoas mais importantes da minha vida... se escutasse meus gemidos de amor e de glória pós-parto com eles em meu colo... Se visse meu semblante, minha alma transparente em plenitude... Se sentisse o amor, a profundidade do que senti... você JAMAIS hesitaria em viver isso também.

A cesárea é uma forma de trazer seu filho ao mundo, mas não é uma forma de crescer, de se espiritualizar, de ter uma experiência orgásmica. Sem necessidade, é só uma passagem que traz o filho do útero rasgado para uma mãe dopada que não sente nada fisicamente, nem pode se mexer ou, quiçá, segurá-lo. Ou seja, o momento mais importante de sua vida é vivido entre lençois azuis, luvas estéreis, máscaras e drogas depressoras. Sabe, além de não ser nada seguro, também não é nada romântico. JAMAIS negarei a importância da cesárea de emergência. Usada adequadamente, ela foi feita para salvar. Mas não pode tirar o papel e o poder da mulher. Como tem sido feito...

O problema é que 90% das gestantes que pagam, "precisam" de cesárea. Isso não é calúnia: são números! Não lhe parece, pelo menos, estranho? Será que o corpo feminino não serve mesmo para parir?

No que querem que acreditemos? Em cordão enrolado? Em bebê grande? Em útero perigoso? De onde vem este tipo de fé? Não acho que cirurgias sejam escolha, igualmente a cesarea. Mas se optar por ela, tenha consciência do que não terá a chance de viver as emoções de um parto. Saiba que estará correndo junto com seu bebê muito mais riscos. E que será totalmente responsabilizada medicamente se algo der errado, porque "você escolheu a cesarea". Ou responsabilizar a Deus "Fizemos ATE uma cesárea, mas não deu".

Se precisar de ajuda, estamos por aqui. Não há mais nada que se possa dizer para lhe mostrar a diferença... A menos que mergulhe nesse mundo e queira realmente ver. Desde já lhe digo: não é facil, não tem volta, mas é maravilhoso. Um grande abraço e aguardo sua reflexão.

Nenhum comentário:

Eles já me visitaram