- O parto Natural e humanizado de verdade - A maneira segura e emocionante de ajudar mulheres trazer crianças ao mundo

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ministério da Saúde e ANS

Eu não poderia deixar de falar sobre ambos.

Se o Brasil esta para deixar de ser campeão amargo mundial em taxa de cesáreas, muito disso tem a ver com o MS e ANS, este segundo mais recentemente. As operadoras de saúde precisavam deste sacode para diminuir os absurdos índices de cirurgias de retirada de bebês sem nenhum critério médico sério.

Graças a Deus, à ciência e, naturalmente, aos órgãos de saúde internacionais, há base para tudo que dizem os humanistas há anos. A verdade está do lado certo, sempre. Se fossemos meia dúzia de gatos pingados sem apoio, com certeza este movimento já teria ido por água abaixo. Porque as tentativas de desmoralizar o corpo feminino e os que acreditam nele, não são poucas.

É claro que devo um capítulo especial às mulheres que não estão mais se contentando com qualquer coisa. Mas quis falar sobre estes órgãos, pois estão diretamente empenhados em diminuir a morbimortalidade decorrente de cesáreas desnecessárias e não-amamentação ao seio. Seria muito mais simplista se submeter às intervenções cirúrgicas que movimentam muito mais dinheiro. Ou se vender à tantas marcas de leites em pó... Fortificados, enriquecidos e até antiregurgitantes. Que propagam a falsa idéia de que, em algum nível, podem ser melhores que o leite materno...

Enfim, são vários profissionais muito dignos que encabeçam tais atitudes extremamente corajosas, alguns nem são da área obstétrica ou pediátrica, mas com profundo conhecimento de causa. Posso ser injusta, mas alguns nomes que me vêm a mente agora são, Daphne Rattner, Marcos Dias, Kátia Ratto, João Batista... Vou me lembrar de todos, mas são vários!

Obrigadas a todos vocês e - por que não dizer? – a todos nós profissionais compromissados com a vida em todas as suas formas.

Nenhum comentário:

Eles já me visitaram